terça-feira, 25 de setembro de 2012

Belas surpresas nos campos de Palmas/PR

Nesse último sábado, dia 22/09/2012 eu (Miguel) e minha esposa Juliet fomos convidados para um passeio de observação e fotografia de aves em Palmas/PR a convite do João Andriola. O João nos guiou em diversos lugares sensacionais, como nos campos de Palmas/PR e Água Doce/SC pela manhã e no campus do IFPR em Palmas à tarde. No belo e ensolarado dia tivemos a oportunidade de avistar várias espécies que não tínhamos visto ainda, já que os campos são um ambiente bem diferente do restante da região Sudoeste, com altitudes em torno de 1200m. No final do dia, fizemos um registro muito importante para a região que é a ocorrência do Pavó (Pyroderus scutatus) lá nas matas ao redor do campus do IFPR.

A Noivinha-de-rabo-preto era nosso objetivo principal, e estava nos esperando! Linda ave!
O Pavó nos deu a despedida do dia ao mesmo tempo fazendo um convite para voltar lá e o encontrar de novo para uma foto melhor.

A seguir uma breve descrição e algumas fotos resultantes desse agradável sábado.



Manhã: Campos de Palmas/PR e Água Doce/SC

No período da manhã o João nos guiou até o parque eólico localizado nos campos do município de Água Doce/SC.

Vista dos campos, muita luz e visibilidade, uma bela paisagem.

Ao fundo, plantações de pinos cobrindo a vegetação nativa.
Um dos muitos aerogeradores no parque eólico.
Lá esperávamos encontrar pelo menos a Noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus), espécie ameaçada, considerada vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Nos a encontramos, além de várias outras espécies, como pode ser visto nas fotos abaixo.

O Sabiá-do-banhado (Embernagra platensis) nos recepcionou no parque eólico em Água Doce, SC.

O Tipio (Sicalis luteola), parente do canário, simpática ave.

Uma alegria enorme encontrar dois casais dessa bela espécie ameaçada, a noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus). Esse é um macho.

Essa é uma das belas fêmeas que estavam por lá.

Em vários açudes e banhados avistamos as Marrecas-parda (Anas georgica).

O Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro) é muito bonito, com um peito amarelo vivo, pena que ele não virou.

Na estrada, um Carrapateiro (Milvago chimachima) estava nos vigiando.

Tarde: Campus do IFPR, Palmas/PR.

Durante a tarde, caminhamos pelo bonito campus do Instituto Federal do Paraná localizado em Palma/PR. No campus há uma grande área de campo bem como de mata. Passeando por lá avistamos várias espécies de aves. Veja algumas fotos abaixo.

O João-teneném (Synallaxis spixi) é muito difícil de ser visto, sempre no meio da vegetação, mesmo com o playback ele não deu mole!

A Primavera (Xolmis cinereus) tem um lindo olho vermelho. Aqui no sul é migratória e não aparece no inverno. Essa deve ter chegado a poucos dias.

A última espécie que avistamos foi o Suiriri-pequeno (Satrapa icterophrys).
Infelizmente não avistamos as codornas nem o gavião caboclo que o João já havia avistado no local várias vezes. Mas quando estávamos já indo embora, surgiu a surpresa do dia: um Pavó! Apareceu logo depois de dois tucanos-de-bico-verde, a princípio achamos que fosse mais um tucano no alto de uma araucária, mas uma olhada com mais atenção revelou seu bico mais curto e peito vermelho. Uma bela ave que não é fácil de ser vista por essas bandas. Só conseguimos esse registro, logo ele se foi:

O Pavó foi uma grata surpresa, nenhum de nós esperava ver um desses por lá. Agora o João vai  visitar o local novamente várias vezes e tentar registrar melhor.

Agradecemos imensamente ao João Andriola e família pelo ótimo dia, muito agradável e cheio de surpresas. O João nos guiou muito bem e nos levou a lugares excelentes! Com certeza voltaremos aos campos, pois avistamos várias outras espécies que não conseguimos registrar, como a gralha-azul, caracará, tico-tico-do-banhado, codorna amarela, gavião caboclo e muitas outras.

Nesse link a lista de todas as aves avistadas nesse dia.

Um comentário:

  1. Lindas aves e belos campos. Uma pena estas plantações de Pinus por perto.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar um comentário.