sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Os gaviões-tesoura e as tesourinhas chegaram!


Olá amigos. Hoje à tarde tive uma bela surpresa ao avistar um pequeno bando de gaviões-tesoura em plena região central da cidade. Eram 4 indivíduos que voavam próximos às andorinhas.
Gavião-tesoura (Elanoides forficatus), um bicho bem difícil de ver pousado,  mas é bem fácil reconhecê-lo voando, sua cauda é bem característica. Veja mais fotos no WikiAves.  Ainda não temos registro esse ano, essa foto foi feita em 2010 com uma Canon PowerShot A720 (zoom de 6x).


Eu costumava observá-los pela janela do trabalho, mas não avistei nenhum gavião-tesoura durante o inverno. E agora eles estão de volta!

Registro do gavião-tesoura em Florianópolis em 18/01/2011. Foto: Juli Matos

E sabe o que isso significa? Significa que a primavera chegou, ainda que oficialmente só no dia 22 de setembro. Entretanto, as flores e as aves já deram os primeiros sinais da chegada desta agradável e linda estação, como  já  contamos nos posts http://avesnatureza.blogspot.com.br/2012/09/prenuncios-da-primavera_3.html e http://avesnatureza.blogspot.com.br/2012/09/a-floracao-dos-ipes.html.

Já avistamos várias aves em setembro que somem da região durante o inverno. E o gavião-tesoura é mais uma ave migratória  que passa o inverno na região amazônica e retorna na primavera para se reproduzir na região Sul.

Só faltavam as tesourinhas (Tyrannus savana) chegarem para alegrar nossa primavera! E elas já chegaram. Hoje o Sidnei foi o primeiro do grupo que registrou a espécie nesta temporada no Município de Bom Sucesso do Sul/PR.

 Em breve o blog terá um post especial sobre as tesourinhas e para encerrar vamos admirar a foto de um exemplar da espécie.

Graças ao Sidnei temos o primeiro registro da tesourinha nesta temporada.  Foto: Sidnei Pereira.

  Um bom final de semana a todos!




Um comentário:

  1. Muito legal, Miguel!
    O gavião-tesoura é uma das aves mais belas que temos. É sempre emocionante vê-los, voo elegante, cauda bifurcada e hábito de voarem em bandos os tornam muito atrativos para observação de aves.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar um comentário.