quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Avifauna exuberante no Parque Estadual do Turvo

Neste último final de semana prolongado eu e minha esposa estivemos no noroeste do Rio Grande do Sul, mais especificamente no município de Derrubadas, onde está localizado o Parque Estadual do Turvo. Fomos para lá com o intuito de observar e fotografar aves na bela reserva florestal que abriga, além de fauna e flora exuberante, o Salto do Yucumã. Um dos nossos objetivos era ver e, se possível, fotografar a Jacutinga (Aburria jacutinga). Não só atingimos nosso objetivo (veja a foto abaixo), como avistamos e fotografamos muitas outras espécies de aves, além de passar bons momentos em contato direto com a natureza. Tudo isso só foi possível graças ao Dante Meller, biólogo especialista em aves que nos guiou por lá durante os três dias.




Devo dizer que se não fossem os olhos e principalmente os ouvidos treinados do Dante nós não teríamos nos dado conta nem da metade das 77 espécies que vimos/ouvimos. Agradecemos imensamente a ele pelos ótimos momentos, pelo aprendizado que foi sair com alguém muito mais experiente na obervação de aves do que nós e por tudo mais que esse fim de semana nos proporcionou, só coisas boas!
Uma paradinha para descanso e admirar a bela paisagem do Salto do Yucumã. Dante Meller, Juliet Mattos e Miguel Moreto
Não deixe de ler o post do Dante no blog do projeto Ave Missões, ele deixou lá uma mensagem muito bonita e que expressa a verdadeira razão de sermos birdwatchershttp://avemissoes.blogspot.com.br/2012/10/em-busca-de-aves-com-agradaveis.html
Aos passarinheiros interessados recomendamos o Dante Meller como guia.

Um pouquinho sobre o Parque


O parque foi criado através do Decreto estadual n° 2.312, de 11 de Março de 1947, sendo o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul. Possui uma área de 17492 hectares e faz divisa com a Argentina (oeste) e o estado de Santa Catarina (ao norte). A principal atração do parque é o Salto do Yucumã, a maior queda de água longitudinal do mundo, com cerca de 1800m de extensão. As quedas chegam de 12 a 15m durante a estação de seca, sendo que o canal pode chegar a profundidades de até 120m. Durante épocas de muita chuva a altura da queda diminui (ou pode até mesmo ser coberta) devido ao elevado volume de água.

Foto feita em Abril de 2012. Nessa época o volume de água era menor e o nível do canal estava mais baixo.
Já agora em outubro, o nível estava bem mais alto, quase não dava para ver o canal. Mesmo assim, um espetáculo da natureza!

Para se chegar ao Salto é preciso percorrer uma estrada de terra de aproximadamente 15km em meio à mata nativa do parque e era nessa estrada que parávamos para caminhar e fazer nossos registros das aves. Ao longo das caminhadas, eu e minha esposa ouvíamos muitos sons de aves que não conhecíamos e graças ao Dante nós ficamos sabendo e aprendemos a reconhecer vários cantos. Em alguns casos usávamos o playback para atrair as aves, caso contrário é quase impossível observá-las em meio a mata densa.

O Parque Estadual do Turvo é um lugar que vale a pena visitar, não só para birdwatching, mas para estar em contato direto com a natureza, senti-la e respeita-la. Outro motivo é o eminente risco que paira sobre o salto do Yucumã, pois está sendo estudada a construção deu uma barragem, cujo lago que poderá cobrir o salto permanentemente.

Passarinhadas

No primeiro dia (sexta-feira de tarde) paramos logo no início da estrada do parque, ao lado de uma lagoa. Tiramos a sorte grande ao avistar a Jacutinga logo de cara e muitos outros lifers! O feriadão começou muito bem! Abaixo algumas fotos:
Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon rufus), uma foto não consegue representar a beleza dessa ave! Só vendo ao-vivo para  apreciar de verdade!

Gritador (Sirystes sibilator).

Pimentão (Saltator fuliginosus). Seu canto é muito bonito, e esse aí cantou bastante!

Tangará (Chiroxiphia caudata). Ver essa espécie é sempre uma alegria!
No sábado, passamos manhã e tarde no parque. Caminhamos pela estrada e fomos até o salto. Cada caminhada na estrada reserva uma surpresa para aqueles que admiram a natureza!
Mergulão-pequeno (Tachybaptus dominicus), nadando em uma lagoinha coberta de algas. Seu olho é realmente chamativo.

Picapauzinho-anão-de-coleira (Picumnus temminckii). É realmente pequeno, se não fosse o Dante o ter ouvido, passaria despercebido, com certeza.

Guaxe (Cacicus haemorrhous). Eles são muito barulhentos, andam em bando e fazem uma baita algazarra.

Choquinha-lisa (Dysithamnus mentalis).

Marianinha-amarela (Capsiempis flaveola).
Gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus), em voo.
Como birdwatchers, gostamos de apreciar as aves, mas acima de tudo apreciamos a natureza em geral, assim, não podemos deixar de lado as outras atrações do parque.
Macaco-prego. Esse nos deu essa olhada feia. Havia um bando de uns 15  aproximadamente.
Na manhã de domingo passamos na propriedade do Claudio Furini, a quem agradecemos pela ótima companhia e pela oportunidade de conhecer as bordas da reserva Indígena da Guarita em Tentente Portela/RS. Lá encontramos várias espécies novas para nós, inclusive o Piolhinho-verdoso (Phyllomyias virescens) lifer para todos no grupo.

Caneleiro-preto (Pachyramphus polychopterus), fêmea.

Azulão (Cyanoloxia brissonii). Ele não facilitou muito para mim, ficou atrás de algum galho.

Beija-flor-de-topete (Stephanoxis lalandi). É muito legal observar os vários machos da espécie se exibindo em conjunto .

Guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata).

Piolhinho-verdoso (Phyllomyias virescens). Esse deu um show, ficou vários minutos na nossa frente.
Além dessas espécies, vimos várias outras, algumas com registros fotográficos outras não, além disso, algumas só conseguimos escutar! Mas valeu esse final de semana, voltamos para a rotina do dia-a-dia com energia renovada e relaxados!

A lista de todas as 77 espécies vistas e ouvidas pode ser acessada no site Taxeus:
http://www.taxeus.com.br/lista.jsf?c=1102

Estamos ansiosos para voltar, pois ainda existem muitas espécies de aves para serem vistas lá.
Boa noite a todos!


8 comentários:

  1. Lindíssimo post, amigos! Foi um prazer acompanhá-los em tal aventura, eu já estava ansioso para ver as fotos... ficaram um espetáculo! Parabéns! Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Que post formidável, Miguel. As fotos estão sensacionais. Realmente a avifauna de lá é fascinante e surpreendente. Na próxima quero estar junto, viu. Parabéns. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rudi! vamos dar um jeito de irmos juntos sim! Abraços!

      Excluir
    2. Dante,
      será que o Rudimar não gostaria de ir passarinhar conosco em Santo Ângelo agora em novembro. Sempre comento suas fotos, que são sensacionais.

      Marco Cruz

      Excluir
  3. Que final de semana maravilhoso com belos lifer, lindo cenário e ótimas companhias!

    ResponderExcluir
  4. excelente relato meu amigo parabens coloquei o link do seu blog no meu, visite quando puder um grande abraço.

    http://avifaunamage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo!

      Muito legal o blog de vocês! Parabéns! Se algum dia formos para Magé, entraremos em contato!

      Obrigado por nos adicionar no blog. O teu também já está na nossa lista de amigos.

      Saudações!

      Excluir

Fique à vontade para deixar um comentário.