segunda-feira, 16 de junho de 2014

Observação de aves nas Unidades de Conservação de Florianópolis

Nesse último sábado foi realizada a 4a saída de campo do projeto "Observação de Aves nas Unidades de Conservação de Florianópolis". Um dia que amanheceu bem nublado, com chuvisco até, mas que não nos desanimou.

A saída foi no Pontal da Daniela, uma área de preservação pertencente à Estação Ecológica de Carijós. Já de cara, ao chegar lá o que nos chamou a atenção foi como estava baixa a maré!  Nunca tínhamos visitado o Pontal da Daniela num período desses. 
Foto panorâmica feita com o celular. Autoria: Miguel Moreto


Esse lugar da foto onde estávamos fica distante uns 100 m da costa onde normalmente tem água. Claro que não é muito profundo. Posteriormente descobrimos que o coeficiente de maré nesse dia foi de 98 (muito alto), ficando a maré minima em 0,1m. 

Esse coeficiente indica a amplitude da maré e é mais alto quando Terra, Sol e Lua estão alinhados (lua cheia ou nova), somando os efeitos das interações gravitacionais dos 3 corpos celestes. Esse evento chama-se Maré Viva ou Maré Sizígia. O grande cientista britânico Sir Isaac Newton descreveu majestosamente essas interações gravitacionais através das Leis da Gravitação Universal em 1687. Graças a essas leis que podemos prever as marés e o movimento dos planetas, eclipses, etc. 

Ilustração da relação entre Terra, Sol e Lua nas marés. Fonte: http://aulete.uol.com.br/maré
Também nessas ocasiões de maré aumentam as atividade dos peixes, especialmente se ocorrer no início da manhã ou final de tarde, conforme a teoria Solunar proposta inicialmente pelo americano John Alden Knight no ano de 1926. Isso explica por que haviam tantos barquinhos de pesca nas redondezas.

Observar esses fenômenos e tentar entendê-los de maneira racional e lógica é o que nos faz sentir realmente parte do mundo em que vivemos e respeitá-lo ainda mais. 

Mas a saída não foi só isso, teve aves sim e muitas! Não tanto em número de espécies, mas em quantidade mesmo! Haviam centenas lá no pontal e também na Lagoinha de Ponta das Canas, que fica entre as praias da Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, local que visitamos na sequência, ainda de manhã.



Trinta-réis-de-bando são os menores e os outros maiores no centro da imagem são da espécie trinta-réis-real avistados no Pontal da Daniela.

Havia mais de cem aves no Pontal da Daniela.

Talha-mar, biguás e trinta-réis na Lagoinha da Pontas das Canas.


Dezenas de talha-mar. Havia mais de 200 aves da espécie.

Trinta-réis-de-coroa-branca e talha-mar.

Talha-mar e trinta-réis-de-bando.

    A lista das aves observadas na saída está disponível nos links: http://www.taxeus.com.br/lista/3075  e


    Observar esses fenômenos é uma experiência maravilhosa. Experimente!
  

3 comentários:

  1. Olá, parabéns pela iniciativa e obrigado pela parceria!
    Também adicionei o seu blog em parceiros lá no meu blog.

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivo. Adorei seu blog. Eu já fotografei várias borboletas e mariposas, mas não sabia identificar. Entrei lá e vi várias borboletas que ocorrem em Santa Catarina. Ora dessas mando umas fotos para identificação para você. Mais adiante vou fazer um post sobre as borboletas.

      Um abração!

      Excluir

Fique à vontade para deixar um comentário.