segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O belo Gavião-de-penacho!

Quem acompanha o site WikiAves com certeza já conhece o nosso amigo Gavião-de-penacho da foto abaixo. Para aqueles que não o conhecem, saibam que é o personagem do momento entre os observadores e fotógrafos de aves no Brasil. Como disse um amigo nosso em comentário feito em uma das fotos publicadas no WikiAves: "A peregrinação continua!". E realmente tem sido uma peregrinação de amantes da natureza ao local onde essa magnífica ave fez seu ninho: em uma fazenda na cidade de Iporanga/SP nas proximidades do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Graças ao convite do nosso amigo Rudimar Narciso Cipriani, renomado fotógrafo da natureza e colaborador da revista Terra da Gente nós também aproveitamos e visitamos o ninho do gavião. Foram dias muito proveitosos e gratificantes! Veja no restante do post mais fotos e como foi nosso passeio pelo sul do estado de São Paulo.

A celebridade das aves, o Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) em Iporanga/SP. Foto: Miguel Moreto

Desde já queremos deixar nosso agradecimento ao Rudimar Cipriani por nos convidar para ir com ele até lá fotografar o gavião. Sem esse convite eu e minha esposa não teríamos ido. Apesar dessa ave ocorrer em boa parte do território nacional, não é comum vermos um ninho em local tão aberto, possibilitando boas fotos, e próximo de grandes centros urbanos (sul de SP). Esses dois fatores, creio eu, são as principais causas da "peregrinação", e como não é comum, temos que aproveitar! Graças ao Rudi nós aproveitamos bem!

O ninho está localizado em uma fazenda nos arredores de Iporanga. Graças a Ângela Carla da Pousada Tatu, quem gentilmente nos levou até o local para mostrar o caminho, chegamos lá sem problemas logo de manhã cedo. Na fazenda fomos muito bem recebidos e guiados pela Daiane. Após uma breve caminhada chegamos ao local e lá estava o filhotão nos esperando.
Filhotão, já bem crescidinho, do gavião-de-penacho nos recepcionou na fazenda. Não deu muita bola para nossa presença nos arredores. Foto: Miguel Moreto
O filhotão é muito bonito, ficou um bom tempo lá paradão, estava esperando a mãe (ou pai) lhe trazer o café da manhã. Volta e meia ele dava uma ajeitada nas penas.
Filhote ajeitando as penas. Foto: Juliet Mattos.
Após algumas horas um adulto chegou mas não trouxe alimento.
 Inicialmente o adulto ficou empoleirado em um galho alto, contra o céu nublado, não possibilitando fotos de perto. Mas já foi possível ver a beleza dessa imponente ave! Foto: Miguel Moreto
Após algumas horas, pancadas de chuva e sol, esse adulto voou e em menos de uma hora um adulto (não sabemos se o mesmo ou outro) voltou com alimento para a cria! Não vimos a chegada no ninho, pois estávamos caminhando e fotografando outras aves na fazenda. O Rudi nos chamou e voltamos correndo para presenciar a alimentação do filhote:
Adulto alimentando o filhote. Não conseguimos ver qual foi a presa que o adulto trouxe. Foto: Miguel Moreto.

O adulto dando comida no bico. As vezes o filhotão dava umas beliscadas sozinho na presa que estava no fundo do ninho. Foto: Juliet Mattos.
Filhotão dando umas beliscadas por conta própria! Foto: Juliet Mattos.

Filhotão com a barriga cheia. Foto: Miguel Moreto.
Depois de alimentar o filhote o adulto ficou em um galho mais baixo e em local aberto, aí sim possibilitando  fotos melhores como a primeira desse post e essa abaixo:
Adulto em um galho mais baixo, o que possibilitou boas fotos para a alegria de todos! Foto: Miguel Moreto.
Lá na pousada fizemos vários novos amigos, entre eles Adilson Marques e sua esposa Mara. O Adilson fez um belo vídeo do filhote do gavião. Nesse vídeo o filhote ensaia movimentos para em breve sair voando por aí em liberdade.
Além do Gavião-de-penacho, observamos e fotografamos várias outras espécies que até então não tínhamos visto, verdadeiros lifers: Araponga, araçari-poca, saíra-militar, saci, tiê-sangue, surucuá-de-barriga-amarela, surucuá-grande-de-barriga-amarela e muitos outros,  umas 20 espécies novas para nós, ou até mais. Acompanhe nossas postagens no WikiAves: Juliet Mattos e Miguel Moreto. A Juliet já postou algumas, eu ainda vou levar alguns dias para atualizar tudo pois são muitas novas espécies nessas férias. No que diz respeito à Araponga, nós sempre quisemos vê-la de pertinho, pois até então só havíamos escutado. E lá no PETAR tem uma que fica em um poleiro na frente do mirante do núcleo santana. Essa araponga também é famosa. O Júnior do PETAR gentilmente nos guiou até lá. Coloco aqui um vídeo dessa bela ave com uma vocalização sensacional!



Aqueles que praticam essa atividade de observação e/ou fotografia de aves sabem que um dos melhores resultados são as amizades que fizemos ao longo do caminho, com pessoas de bem, que prestam atenção e admiram o belo mundo que nos cerca. Sendo assim, gostaríamos de agradecer as nossas novas amizades: Adilson e Mara Marques, Julio Guedes, Fernando Cipriani e Regério Sorvillo. Todos estávamos lá na pousada Tatu tendo o mesmo objetivo em mente.

Agradecemos especialmente a Ângela Carla, ao Júnior do PETAR pelas valiosas dicas e ao pessoal da fazenda, que tão bem nos recebeu. Com certeza voltaremos à Iporanga, um belo lugar para observar aves e também para conhecer o PETAR com suas cavernas e cachoeiras, tão bonitas, mas que não pudemos conhecer nesses poucos dias que lá ficamos.

Na ida viajamos umas 11 horas, com direito a congestionamento na Régis Bittencourt, estrada de chão horrível entre Barra do Turvo e Iporanga. Enquanto estávamos observando o gavião, chegou a chover forte e tivemos que nos abrigar e proteger o equipamento. Na volta, evitamos a estrada de chão, mas foi uns 100km a mais. Uma bela jornada que valeu muito a pena! Avistamos belas espécies, conhecemos mais um pedacinho do nosso Brasil, fizemos ótimas amizades e aprendemos muito com amigos mais experientes! Impagável!

Saudações a todos!







Um comentário:

  1. Post maravilhoso, Miguel. Impressionante como você tem o dom da eloquência e sabe expressar e passar através do texto toda a emoção vivida. Este post ficou simplesmente supimpa. As fotos ficaram fabulosas. Texto e fotos dignos do nosso aplauso tamanha a competência e talento com que foram feitos. Até parece uma daquelas matérias da National Geographic que tem o poder de nos remeter aos acontecimentos e ao lugar mostrado. Para mim foram dias inesquecíveis: fotografar e contemplar o gavião-de-penacho, um dos maiores sonhos avifaunísticos e de quebra desfrutar da companhia super agradável de amigos tão simpáticos, atenciosos e especiais como você Miguel, da Juli e dos demais mencionados no post. Realmente, impagável.
    Eu sim é que tenho muito a agradecer a vocês por ter me propiciado momentos que jamais vou esquecer. Não vejo a hora de marcarmos outra viagem e nos aventurarmos em busca de novos lifers.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar um comentário.