quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sagui-de-tufo-preto


Nos últimos dias tenho observado muitos saguis. Eles são pequenos  e costumam andar em grupos grandes. Parecem ter uma estrutura social complexa, assim como os humanos. É raro observar-lós no chão, pois estão sempre pulando de galho em galho nas árvores.

A espécie costuma vocalizar  como forma de comunicação entre os membros do grupo  principalmente quando encontram alimentos, para localização e para alerta de perigo. O som produzido por esses primatas é agudo, o que me fez pensar muitas vezes que a vocalização era de beija-flores.

A alimentação da espécie é variada e inclui sementes, flores, frutas e insetos.

O  mico fotografado é da espécie sagui-de-tufo-preto.  O nome popular já diz tudo! Basta olhar a foto que percebemos que o sagui possui tufos de pelos escuros  nas orelhas.

Foto de Miguel Moreto



Eu já observei  saguis livres na natureza no morro de São Paulo/ Bahia, por sinal um belo lugar que vale a pena conhecer. A espécie é originária dessa região, e também ocorrem nos Estados das regiões Norte, Sudeste e Central.  Porém, o individuo da foto foi avistado na região Sul do Brasil. Isso significa que a espécie  não é originária e foi introduzida pelo homem   possivelmente proveniente de soltura ou de escape.  A espécie  se adaptou ao ambiente e já tem várias gerações nascidas por aqui, pois é muito comum ver saguis na Ilha.

Devemos analisar com cautela o possível impacto decorrentes da introdução da espécie , pois acredito que os saquis possuem poucos predadores naturais nessa região e podem prejudicar outras espécies.

Nunca  alimente os saguis e tampouco os toque. Podemos observar que eles possuem  unhas afiadas e  podem transmitir doenças ou até machucar as pessoas.

Não os alimente,  caso contrário  pode ocorrer o crescimento exagerado na população devido a oferta de alimento  e  causar algum desequilíbrio.

Foto de Juli Mattos
Os saguis são muito bonitos e fofinhos. Espero que eles continuem livres vivendo com sua própria espécie sem a interferência negativa do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar um comentário.